O refluxo gastroesofágico, ou simplesmente refluxo, é uma das queixas mais comuns no consultório do gastroenterologista, afetando adultos e crianças.
Pessoas com hérnia de hiato, com obesidade, grávidas ou fumantes também estão muito propensas ao refluxo gastroesofágico.
No artigo de hoje, a ProctoGastro Clínica te conta tudo sobre o assunto: o que é, quais as causas e tratamentos. Leia até o final!
O que é Refluxo Gastroesofágico?
O refluxo gastroesofágico é uma doença muito prevalente em toda a população, atingindo principalmente pacientes com idade entre 30 e 40 anos. O quadro de refluxo também é frequente em lactentes, mas nesse caso é considerada uma condição normal e fisiológica, devido à vulnerabilidade dos tecidos ainda em formação dos bebês. O refluxo fisiológico costuma desaparecer espontaneamente na maioria dos casos.
Esse é um distúrbio digestivo que ocorre quando parte do conteúdo do estômago e do suco gástrico retorna para o esôfago, causando desconforto ou dor.
É importante procurar a ajuda de um especialista para diagnosticar e tratar adequadamente esta doença.
Leia também: Os motivos mais comuns para procurar um gastroenterologista
Diagnóstico do Refluxo Gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico é diagnosticado inicialmente através da história clínica associada a uma gama de exames, como:
– Endoscopia digestiva alta, associada à avaliação do refluxo;
– Manometria;
– PHmetria;
– Impedanciometria.
Sintomas do Refluxo Gastroesofágico
Dentre os sintomas mais comuns do refluxo gastroesofágico estão:
– Queimação na região do peito após a alimentação;
– Gosto amargo na boca;
– Salivação excessiva.
Alguns pacientes ainda podem apresentar sintomas que classificamos como atípicos:
– Tosse crônica;
– Dor de garganta recorrente;
– Em alguns casos, os pacientes também relatam quadros de pneumonias recorrentes.
Causas do Refluxo Gastroesofágico
Existem várias causas possíveis para a ocorrência do refluxo gastroesofágico:
Obesidade
Quando o peso extra se acumula na região abdominal, a pressão no estômago aumenta e, em consequência, o conteúdo ácido volta para o esôfago.
Estresse
Diversos estudos demonstram que o estresse pode aumentar significativamente a incidência do refluxo gastroesofágico.
Fumo
Fumar não apenas aumenta os riscos de neoplasias, como também reduz o tônus do esfíncter esofágico inferior, esfíncter na junção do esôfago com o estômago, predispondo ao refluxo gastroesofágico.
Doença de Hiato
Nesta condição, o hiato, um orifício no músculo entre o estômago e o esôfago, fica torcido, impedindo a passagem do ácido clorídrico e causando o refluxo gastroesofágico.
Medicamentos
Alguns medicamentos, como os anti-inflamatórios e os bloqueadores dos receptores H2, por exemplo, podem afetar a pressão muscular entre o esôfago e o estômago e aumentar os sintomas de refluxo gastroesofágico.
Álcool
O consumo excessivo de álcool pode piorar os sintomas de refluxo gastroesofágico.
Gravidez
Durante a gravidez, o útero cresce e pressiona o estômago, causando o refluxo gastroesofágico.
Além dessas causas, alguns alimentos e outros tipos de bebidas também pioram o desconforto do refluxo, tais como:
– Café;
– Chá-preto;
– Chá-mate;
– Chocolate;
– Molho de tomate;
– Pimenta;
– Alimentos cítricos;
– Bebidas alcoólicas e gasosas.
Tratamentos para Refluxo Gastroesofágico
Há diversos tratamentos para o refluxo gastroesofágico e eles devem ser feitos respeitando individualmente o caso de cada paciente.
Os tratamentos vão desde a utilização de medicamentos antiácidos, que melhoram a digestão, até tratamentos cirúrgicos, realizados por videolaparoscopia, especialmente em pacientes que possuem a hérnia hiatal.
Tratamentos invasivos, como cirurgias e o implantes de um dispositivos de enrolamento do esfíncter para pessoas cujos sintomas não são controlados com os demais tratamentos também são indicados.
Além disso, mudanças de estilo de vida, como perda de peso, parar de fumar, evitar a cafeína e o álcool, e seguir uma dieta saudável e equilibrada também fazem compõem o tratamento do refluxo gastroesofágico.
O refluxo gastroesofágico é uma condição muito comum. Se você ou algum conhecido estiver lidando com este problema, saiba que na ProctoGastro Clínica você encontra toda a ajuda que precisa para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento mais adequado para o caso.
Entre em contato conosco e agende uma consulta com nossos especialistas agora mesmo!