Fale conosco por WhatsApp

Os motivos mais comuns para procurar um gastroenterologista

É comum que, ao longo da vida, consultemos alguns especialistas médicos com maior frequência, como é o caso do gastroenterologista, por exemplo.

O gastroenterologista é o médico responsável pelo cuidado de um dos mais importantes sistemas do corpo humano, o aparelho digestório, composto por diversos órgãos, da boca até o reto, incluindo também os órgãos abdominais como fígado, vias biliares, pâncreas e baço.

Embora a gastroenterologia englobe todo esse trajeto digestivo, é bastante comum que a especialidade se ramifique ainda em algumas subdivisões, ficando o gastroenterologista responsável por tratar principalmente as doenças relacionadas à porção alta do trato digestivo, ou seja, esôfago, estômago e intestino delgado. Já os profissionais mais especializados nas doenças do trato gastrointestinal inferior (intestino grosso, reto e ânus) são os coloproctologistas.

A este sistema completo cabe a função de processar os alimentos e absorver os nutrientes provenientes deles, permitindo o bom funcionamento de todo o nosso organismo. 

Mas você sabe em quais ocasiões é necessário recorrer a um gastroenterologista? A ProctoGastro Clínica preparou este artigo para orientá-lo melhor sobre isso. Confira:

Motivos mais comuns para procurar um gastroenterologista

Listamos, aqui, alguns dos motivos mais comuns para procurar um gastroenterologista:

– Excesso de gases;

– Azia;

– Sensação de inchaço e estufamento abdominal;

– Prisão de ventre ou diarreia;

– Enjoos frequentes;

– Dores estomacais e no peito;

– Dores de barriga;

– Cólicas abdominais;

– Queimações;

– Náuseas

– Vômitos;

– Má digestão;

– Halitose;

– Entre outros.

Alguns sintomas também podem aparecer em outras regiões, em órgãos como o fígado, por exemplo. Febre e urina escura, também são indicativos de problemas com o sistema digestório.

Principais doenças tratadas pelo gastroenterologista

São diversas as doenças tratadas pelo médico gastroenterologista. As mais comuns e que demandam altos índices de visitas aos consultórios desta especialidade são:

Gastrite

A gastrite é uma inflamação do epitélio do estômago, resultado de agressões que se apresentam ao longo do tempo seja em função do uso prolongado de medicamentos,  consumo excessivo de álcool ou cigarro, estresses físicos e emocional ou até mesmo devido às infecções bacterianas (Helicobacter pylori e parasitoses). Queimação, dores, má digestão e enjoos são sintomas muito comuns. A gastrite pode ser aguda, nervosa, crônica, enantematosa ou eosinofílica.

Úlcera Gástrica

A úlcera gástrica é um estágio mais avançado da gastrite. A úlcera provoca feridas mais profundas na parede ou no estômago, no esôfago ou no duodeno, causando dores e desconfortos ainda mais intensos. Assim como na gastrite, sintomas como queimação, dores, má digestão e enjoos são comuns de acontecerem.

Refluxo Gastroesofágico

O refluxo é uma doença digestiva que causa o retorno do conteúdo estomacal para o esôfago e à boca, impedindo que o fluxo da digestão siga normalmente. Sintomas como queimação, azia, arroto, indigestão, tosse seca após a refeição, regurgitação, dificuldade para engolir, laringite, crises de asma ou infecções das vias aéreas superiores de repetição são muito comuns.

Intolerância à Lactose

A intolerância à lactose é a incapacidade do corpo de digerir a lactose. Ela acontece em função da deficiência de lactase. Há três tipos de intolerância à lactose: intolerância à lactose primária, que ocorre como resultado do envelhecimento, sendo muito comum em pessoas de idade mais avançada; intolerância à lactose secundária, como resultado de alguma doença ou ferimento; e intolerância à lactose congênita, quando a pessoa já nasce este problema.

Pancreatite

A pancreatite  é a inflamação no pâncreas, uma glândula localizada atrás do estômago, no abdome superior. Sua principal função é fazer a digestão das proteínas, gorduras e carboidratos. Entre seus sintomas estão dores abdominais, náuseas, vômitos, febre, perda de peso, alteração no ritmo cardíaco, entre outros.

Pedra na vesícula

Essa doença acontece quando pequenas pedras se formam no interior da vesícula biliar, geralmente em função do alto colesterol na bile e da dificuldade de esvaziamento da vesícula. Estas pedras tendem a aumentar de tamanho com o tempo, podendo prejudicar a saída da bile do órgão. A pedra na vesícula pode causar sintomas como: dor no abdome e náusea frequentes e febre.

Dispepsia

A dispepsia, ou má digestão, como é popularmente denominada, nada mais é do que aquela sensação de desconforto, como a dor, por exemplo, na parte superior do estômago, náuseas, mal-estar geral e arrotos, podendo interferir na qualidade de vida. Normalmente, ela é relacionada com a presença da bactéria Helicobacter pylori no estômago, mas também pode ocorrer em função de maus hábitos alimentares, infecções intestinais e alterações emocionais.

Gastroenterite

A gastroenterite é um tipo de inflamação ou infecção que acomete a mucosa que reveste o tubo digestivo do paciente, que vai do estômago aos intestinos. Ela pode ser causada por infecções de vírus ou bactérias, tornando-se altamente contagiosa e as chances de outras pessoas do círculo familiar desenvolverem a doença são enormes. Essa doença também pode ocorrer por infecções causadas por parasitas. Diarreia intensa que pode surgir de repente, fezes amolecidas e com a presença de sangue ou muco, dores de barriga, cólicas abdominais, náuseas, vômitos frequentes, mal-estar, febre baixa, perda de apetite e dores de cabeça são alguns de seus sintomas.

Obesidade (tratamento multidisciplinar)

A obesidade acomete 300 milhões de pessoas no mundo e tende a aumentar na maioria dos países. Ela está associada ao acúmulo de gordura no corpo, muitas vezes causado pelo excesso do consumo de calorias na alimentação, ao desenvolvimento de enfermidades como diabetes, doenças coronarianas, derrame, entre outras, e também ao fator genético. Seu tratamento é multidisciplinar, visando a perda de peso, melhora de parâmetros clínicos e mudanças nos hábitos alimentares, deixando-os mais saudáveis.

Cuidar da saúde é coisa séria

Sem dúvida alguma você já sentiu algum dos sintomas citados no decorrer deste artigo ou já teve alguma das doenças características do sistema gastrointestinal.

Com saúde não se brinca! Por isso, é de extrema importância realizar consultas periódicas a um profissional especializado para que ele avalie da melhor maneira possível os sintomas apresentados para oferecer um diagnóstico adequado. 

Contando com um corpo clínico altamente qualificado e de experiência renomada, a ProctoGastro Clínica é especializada em Gastroenterologia e Coloproctologia, reunindo ainda mais 15 especialidades médicas.

Além disso, também realiza exames de endoscopia digestiva, colonoscopia, cápsula endoscópica, elastografia hepática, entre outros.

Contamos com 70 profissionais, 45 médicos especialistas, seis modernas salas de exames e 14 leitos de recuperação, tudo para atendê-los com maior assertividade e proporcionar as melhores experiências.

Acesse nosso site para conhecer melhor os nossos serviços. Aproveite também e, caso você esteja sentindo algum dos sintomas abordados neste artigo, agende sua consulta com um de nossos médicos gastroenterologistas.
ProctoGastro Clínica, uma clínica especializada em você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *