Exames e Procedimentos
Assim como as consultas com especialistas, os exames são fundamentais para que pacientes tenham uma avaliação e diagnóstico precisos com relação a saúde do seu aparelho digestivo.
Na ProctoGastroClínica, juntamente com nossos parceiros da Ribimagem, você conta com todos os exames necessários para que seu tratamento seja bem-sucedido e você receba todos os cuidados necessários antes, durante e após os procedimentos médicos e cirúrgicos.
Os resultados dos exames são entregues diretamente para o paciente após o procedimento.
Balão Intragástrico
O QUE É BALÃO INTRAGÁSTRICO?
É uma técnica que consiste na colocação de um balão de silicone no interior do estomago para ocupar espaço, e levar a pessoa a comer menos, contribuindo para a perda de peso.
COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?
O procedimento é bem simples, e começa com a sedação anestésica do paciente, reduzindo sua ansiedade e facilitando o processo.
O médico introduz pela boca do paciente um tubo flexível, com uma micro-câmera acoplada na ponta, para observar todo o interior do estomago.
Em seguida o balão é introduzido de forma cuidadosa – ainda vazio – dentro do estomago.
Somente depois que ele é preenchido com soro fisiológico, e um liquido azul, que deixa as fezes e a urina azul ou esverdeada caso o balão venha a se romper.
QUANDO ELE PODE SER RETIRADO?
O balão pode ser retirado dentro de 06 à 12meses, dependendo do tipo do balão utilizado.
QUANDO O BALÃO É INDICADO?
O balão é indicado para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) acima de 27KG/M2.
Cápsula Endoscópica
O QUE É CÁPSULA ENDOSCÓPICA?
A cápsula endoscópica é um exame não invasivo, que permite a visualização de todo trato gastrointestinal sem a necessidade de endoscopia e colonoscopia.
QUEM PODE FAZER O EXAME?
Adultos ou crianças poderão realizar o exame. Somente está contra-indicado àquelas crianças que não conseguem ingerir a cápsula por si só. Em algumas situações especiais, a cápsula poderá ser introduzida via endoscópica.
COMO É REALIZADO O EXAME?
A realização do exame é muito simples. Ele é realizado por meio da ingestão de uma cápsula, que possui uma micro câmera de alta resolução, capaz de tirar 03 fotos por segundo durante todo o percurso do trato gastrointestinal.
Para a realização do exame, são colocados alguns adesivos na região abdominal, que transmitem as imagens para um receptor que fica preso a cintura do paciente durante todo o procedimento.
O QUE ACONTECE COM A CÁPSULA DEPOIS?
A bateria da cápsula tem vida de 12 horas. Posteriormente, a cápsula estará inativa, sendo eliminada, de forma natural, junto com as fezes e sem a necessidade de laxativos ou outras medidas. Normalmente, será imperceptível. A cápsula não é reaproveitada em hipótese alguma.
QUANDO O EXAME É INDICADO?
O Exame é indicado para pacientes com sangramentos obscuros, que não são visíveis e diagnosticados com a colonoscopia e endoscopia. Também para pacientes com diarreias, Doença de Crohn, Doença Celíaca, e tumores intestinais.
Uma grande vantagem da cápsula endoscópica, é que este exame permite percorrer todo o intestino delgado, podendo encontrar lesões e outras doenças impossíveis de serem avaliadas pelos métodos tradicionais.
QUAL O PREPARO PARA REALIZAR O EXAME?
Colonoscopia
O QUE É COLONOSCOPIA?
A colonoscopia é um exame endoscópico destinado ao diagnóstico de doenças do reto, do intestino grosso, e do intestino delgado.
COMO É REALIZADO O EXAME?
Ele é realizado introduzindo-se lentamente pelo ânus, um tubo flexível com iluminação central, que permite a visualização cuidadosa de todo o trajeto examinado, o qual chega até a parte interior do intestino.
O exame é completamente indolor, pois é realizado com sedação anestésica venosa, para que o paciente relaxe e adormeça durante o procedimento.
QUANDO O EXAME É INDICADO?
O exame é indicado para todas as pessoas acima dos 50 anos, como prevenção de câncer e de outras doenças relacionadas ao trato intestinal. Também é indicado para pacientes com histórico pessoal ou familiar de problemas intestinais, e para o diagnóstico preventivo de outras lesões como: sangramento intestinal; diarreias, constipação, dores abdominais, colites e divertículos.
QUAL É O PREPARO PARA SE REALIZAR O EXAME?
Elastrografia Hepática – FIBROSCAN®
O QUE É ELASTOGRAFIA HEPÁTICA TRANSITÓRIA?
O exame com FibroScan®, também chamado Elastografia Hepática Transitória, é uma técnica usada para avaliar o grau de rigidez do fígado sem invasão do corpo humano, ou seja, sem riscos ou complicações.
O resultado é imediato e mostra a evolução da saúde do fígado, permitindo ao médico avaliar e monitorizar a evolução de doenças independentemente de tratamento ou outros fatores.
O resultado do exame ajuda também a prever complicações em situações como a cirrose hepática.
COMO É FEITO O EXAME?
O procedimento é realizado após jejum de 2 a 3 horas. É importante que você traga consigo os exames complementares disponíveis relacionados ao fígado: exames de sangue, ultrassom, etc.
Não é necessário retirar nenhuma peça de roupa para o exame, mas teremos de expor o lado direito de seu abdome. Assim, não é sugerido que mulheres usem vestido no dia do exame.
Você deita com o abdome para cima, com o braço direito erguido e posicionado atrás de sua cabeça. O médico aplica um gel aquoso na pele e encosta a sonda (semelhante à usada em ultrassom) com uma leve pressão.
O exame costuma durar menos de 10 minutos. O resultado é entregue ao final do exame, e seu médico o interpretará em conjunto com os demais dados sobre sua doença.
Endoscopia
O QUE É ENDOSCOPIA?
A endoscopia digestiva alta, é um exame indicado para avaliação diagnóstica e terapêutica de doenças relacionadas a parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e o duodeno.
COMO É REALIZADO O EXAME?
Ele é realizado introduzindo-se pela boca, um tubo flexível com iluminação central, que permite a visualização de todo o trajeto examinado. O exame é realizado com anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) e com sedação venosa, para que o paciente relaxe e adormeça durante o procedimento.
QUANDO O EXAME É INDICADO?
O exame é indicado para pacientes que possuem histórico pessoal ou familiar de problemas gastrointestinais, que passaram ou passarão por cirurgias no estômago, esôfago e duodeno, ou para diagnosticar lesões e outras doenças como: gastrite, refluxo, ulceras e a presença da bactéria H. Pylori.
QUAL O PREPARO PARA REALIZAR O EXAME?
[Clique aqui para baixar]
Gastroplastia Endoscópica
O QUE É GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA?
Gastroplastia endoscópica é um procedimento de redução de estômago levemente invasivo onde um endoscópio é introduzido pela boca do paciente, sob anestesia geral. Com a ampla visão do estômago, o médico o sutura, deixando-o com a forma tubular e menor.
COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?
Na gastroplastia endoscópica, o estômago assume a forma de um tubo. Divide-se verticalmente o estômago, reduzindo-o em até 80% do tamanho original e retira-se uma porção estomacal responsável pela produção de hormônios relacionados à fome.
QUANDO É INDICADA A GASTROPLASTIA?
A gastroplastia endoscópica é indicada para pacientes portadores de obesidade nos graus 1 e 2, ou para grau 3 com condições clínicas que impeçam a bariátrica. É um procedimento seguro também para crianças e idosos, apresentando resultados de redução do peso entre 20 e 25%.
Manometria Anorretal
O QUE É MANOMETRIA ANORRETAL?
Manometria anorretal é um exame com a finalidade de permitir ao médico avaliar o perfil pressórico de repouso, estado de contenção voluntário de perdas do reto, teste do tempo de sustenção e taxa de fadiga da contenção, estudo de esforço evacuatório, pesquisa do reflexo inibitório reto-anal, pesquisa da sensibilidade retal.
COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?
A manometria anorretal começa ao introduzir-se uma sonda flexível, do calibre de um termômetro, com um balão na extremidade que é inserido no reto. O cateter é conectado a um aparelho que mede basicamente pressões. Durante o procedimento, o pequeno balão anexado ao cateter pode ser inflado no reto para avaliar as vias de reflexos normais. A enfermeira ou técnico também pode pedir ao paciente para efetuar movimentos comuns como: esforço para evacuar, para prender, ou mesmo relaxar em vários momentos do exame. As pressões do músculo esfíncter anal são medidas durante cada uma dessas manobras. Para prender, o paciente aperta os músculos do esfíncter, como se estivesse tentando impedir que alguma coisa fosse sair. Para forçar a evacuação, as tensões serão dirigidas para baixo como se estivesse tentando ter um movimento de evacuação.
QUANDO É INDICADA A MANOMETRIA ANORRETAL?
A manometria anorretal está indicada em pacientes com: constipação intestinal crônica, incontinência fecal (e/ou gases) recomendável em pré-operatório de cirurgias orificiais como hemorroidectomia (hemorróidas) e fissurectomia e/ou esfincterotomia (fissura anal crônica).
Manometria Biofeedback
O QUE É MANOMETRIA BIOFEEDBACK?
Biofeedback manométrico tem a finalidade de realizar a captação da pressão exercida na região do assoalho pélvico. O acessório responsável pela captação é uma sonda de látex inflada no canal da vagina ou ânus. Ambos os aparelhos são importantes na fisioterapia pélvica e como já citado podem ser utilizados nos principais sintomas.
COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?
É realizado com o paciente em decúbito lateral direito, através da introdução pelo ânus de uma sonda específica, que contém um balão de pressão em seu corpo e outro balão de látex em sua extremidade. A sonda é posicionada de maneira que o balão de pressão fique ao nível no canal anal e o balão de látex da extremidade no interior do reto. Em seguida, com o paciente visualizando em um monitor as variações de pressão no canal anal e no reto, é feito o treinamento específico para cada caso. O método é indolor e bem tolerado, sendo realizado em média ao longo de 04 a 08 sessões (02 sessões semanais de cerca de 20 minutos cada), sendo que o paciente recebe apenas a aplicação de um lubrificante no ânus, dispensando sedação ou anestesia.
QUANDO É INDICADA A MANOMETRIA BIOFEEDBACK?
O biofeedback manométrico é indicado quando um paciente apresenta desempenho muscular prejudicado, dor ou uma combinação destes problemas. É usado para diminuir a atividade do músculo indesejado, através da inibição ou do treino de relaxamento, ou promover a contração muscular, por meio de treino de recrutamento.
PHmetria Infantil
O QUE É PHMETRIA INFANTIL?
Phmetria Infantil é um exame que mede o pH do esôfago durante 24 horas. Dado exame é utilizado na avaliação da doença do refluxo gastroesofágico.
COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?
O exame começa com o paciente sentado ou deitado, dependendo da idade da criança, colocando-se uma sonda plástica flexível fina através de uma das narinas, que são lubrificadas e anestesiadas com geleia de anestésico local. A partir de então, a sonda é empurrada sutilmente até passar pela garganta e atingir o esôfago. Nessa fase do exame, pode-se sentir um desconforto, que é passageiro. Então, um pequeno eletrodo é fixado à pele com esparadrapo e um cabo elétrico é conectado a um aparelho portátil que registrará todo o período do exame. A sonda é fixada no nariz e pescoço. A seguir, o paciente recebe uma folha onde deve marcar o início e o final de toda e qualquer refeição (incluindo líquidos e até mesmo balas ou doces), os períodos em que permaneceu deitado (início e fim de cada um desses períodos), mesmo que tenha sido apenas para uma pequena soneca e, por fim, deve anotar toda vez que apresentar algum sintoma.
QUANDO É INDICADA A PHMETRIA INFANTIL?
A Phmetria Infantil é indicada no caso de investigação da doença do refluxo gastroesofágico em lactentes; correlação sintomática dos episódios de refluxos ácidos e fracamente ácidos com os sintomas extraesofágicos (tosse, apneia, asma, otite, laringite); na investigação da manutenção de sintomas de DRGE (doença do refluxo gastroesofágico) na vigência do uso de medicação anti secretora; investigação de aerofagia; crianças submetidas a fundoplicatura.
Plasma de Argônio
O QUE É PLASMA DE ARGÔNIO?
O Plasma de Argônio é um tratamento ambulatorial realizado por endoscopia para aqueles pacientes que voltaram a ganhar peso após a realização de cirurgias bariátricas. O tratamento conta com a assistência de uma equipe multidisciplinar que dará o apoio necessário para que o paciente volte a perder peso.
COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?
O procedimento é feito como uma endoscopia, onde o endoscopista passa um cateter com duplo lúmen por dentro do endoscópico, indo até a região a ser aplicada. É disparada uma corrente elétrica por um lúmen do cateter e pelo outro lúmen passa o gás argônio e quando ambos se encontram na ponta do cateter, próximo a mucosa, formam um plasma de coagulação que desnatura o tecido aplicado.
QUANDO É INDICADO O PLASMA DE ARGÔNIO?
O plasma de argônio é indicado apenas para pacientes operados por Cirurgia Bariátrica, pela técnica do Bypass Gástrico (Fobi-Capella, Wittgrove, Higa), para pacientes que iniciaram o reganho de peso ou que interromperam a perda de peso ainda apresentando índices de obesidade. O procedimento é sugerido, em média, com tempo mínimo de 12 a 24 meses após a cirurgia inicial.
Retoscopia Flexível
O QUE É RETOSCOPIA FLEXÍVEL?
A retoscopia flexível é um exame que tem o objetivo de visualizar alterações ou doenças que afetam a parte final do intestino grosso.
COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?
Na retoscopia flexível, é introduzido um tubo, que pode ser rígido ou flexível, com uma câmera na ponta, no ânus do paciente, para detectar lesões, pólipos, focos de sangramento ou tumores, por exemplo.
QUANDO É INDICADA A RETOSCOPIA FLEXÍVEL?
A retoscopia flexível é indicada para verificar a presença de massas ou tumores retais, procurar câncer colorretal, ver a presença de divertículo, buscar a causa de uma colite, detectar a origem de sangramentos, além de observar se há possíveis alterações que possam estar relacionadas com alguma mudança de hábito intestinal.
Ultrassonografia
A RIBIMAGEM é o serviço de ultrassonografia que atua em parceria com a ProctoGastroClínica.
Especializada no setor de Diagnóstico por Imagem, mais especificamente na realização de ultrassonografias, está preparada para satisfazer aos mais exigentes padrões de qualidade, tendo como filosofia unir a tecnologia ao atendimento humanizado de seus clientes.
O QUE É ULTRASSONOGRAFIA?
A ultrassonografia é um exame capaz de reproduzir em tempo real imagens em movimento das estruturas e órgãos do interior do corpo. Em virtude de ser um exame de realização muito simples, costuma ser usado para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos.
COMO O EXAME É REALIZADO?
O exame de ultrassonografia é totalmente indolor e não ocasiona nenhum incômodo. Consiste em fazer deslizar sobre a pele um pequeno aparelho chamado transdutor, que emite ondas sonoras de alta frequência (dois milhões a 20 milhões de hertz), inaudíveis pelo ouvido humano, que são captadas de volta sob a forma de eco. Como cada órgão e estrutura tecidual tem uma densidade específica, os tempos de retorno dos ecos devolvidos por eles são diferentes e são traduzidos na tela em tons variáveis de cinza, do branco ao preto, formando uma imagem captada por um computador.
Passa-se um gel adequado sobre a pele, na região a ser examinada, e sobre ele faz deslizar-se o transdutor que emite as ondas sonoras e as capta de volta.