O corpo humano é uma complexa rede de sistemas interconectados, e é muito comum que os sinais de problemas internos se manifestem externamente.
Uma das principais áreas a qual podemos perceber essas manifestações, é entre o sistema gastrointestinal e a pele, o maior órgão do corpo humano.
Neste artigo, exploraremos como as condições que afetam o trato digestivo podem deixar suas marcas na pele.
Vamos nessa?
Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)
As DIIs, incluindo a doença de Crohn e a colite ulcerativa, estão frequentemente associadas ao eritema nodoso, pioderma gangrenoso e estomatite aftosa.
Psoríase e Doença de Crohn
A psoríase, uma condição cutânea crônica, tem sido associada à Doença de Crohn. Ambas as condições compartilham uma base genética comum, e o agravamento de uma pode influenciar a outra.
Eritema Nodoso na Colite Ulcerativa
O eritema nodoso, uma erupção cutânea dolorosa e inflamatória, pode ocorrer em pacientes com colite ulcerativa, uma forma de DII que afeta o cólon.
Cirrose Hepática
A cirrose hepática é uma doença crônica que substitui o tecido saudável do fígado por tecido cicatricial, que impede o fígado de funcionar corretamente, podendo levar a sérios problemas de saúde.
Aranhas Vasculares e Palmar Eritema
A cirrose hepática pode levar ao desenvolvimento de aranhas vasculares (pequenos vasos sanguíneos dilatados) e palmar eritema (vermelhidão nas palmas das mãos).
Doença Celíaca
A doença celíaca é uma condição autoimune causada pela intolerância ao glúten.
Dermatite Herpetiforme
Uma condição cutânea associada à doença celíaca é a dermatite herpetiforme, caracterizada por bolhas e lesões que coçam intensamente. Essa erupção cutânea é uma manifestação direta da sensibilidade ao glúten presente em alimentos.
Hepatite C
A heptite C é uma doença viral que infecta o fígado e pode causar danos graves. Sua transmissão pode ocorrer através do contato com sangue contaminado, principalmente por agulhas compartilhadas e relações sexuais sem proteção.
Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI)
A hepatite C tem sido associada à PTI, uma condição em que o sistema imunológico destrói as plaquetas, resultando em manchas roxas na pele.
Leia também: A relação entre as alergias alimentares e os problemas gastrointestinais
Pancreatite Crônica
A pancreatite crônica pe uma doença inflamatória que afeta o pâncreas, órgão vital que produz enzimas digestivas e regula o açúcar no sangue. Pode ser causada pelo abuso de álcool, tabagismo, doenças hereditárias, cálculos biliares, etc.
Xantelasmas e Xantomas
A pancreatite crônica pode levar à formação de xantelasmas (depósitos de gordura amarelada ao redor dos olhos) e xantomas (nódulos de gordura sob a pele).
Câncer Gastrointestinal
Afeta órgãos do sistema digestivo, como estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto, ânus, fígado, pâncreas e vesícula biliar.
Síndrome de Leser-Trélat
Embora rara, a síndrome de Leser-Trélat é caracterizada pelo surgimento súbito de múltiplas lesões seborreicas, associadas a tumores gastrointestinais, como o adenocarcinoma.
Metástases Cutâneas
Algumas formas de câncer gastrointestinal podem se espalhar para a pele, resultando em nódulos ou feridas que podem ser indicadores de estágios avançados da doença.
Doenças Parasitárias
As doenças causadas por parasitas também podem se manisfestar de maneira cutânea.
Larva Migrans Cutânea
É causada por larvas de nematóides, que podem levar à formação de túneis vermelhos e elevados na pele, muitas vezes associados à ingestão de alimentos contaminados.
Leia também: #CONHEÇANOSSASESPECIALIDADES Coloproctologia: conheça tudo sobre essa especialidade da ProctoGastro Clínica
Diagnóstico e tratamento das doenças gastrointestinais que se manifestam cutaneamente
A colaboração entre Dermatologistas e Gastroenterologistas, e conhecer o histórico médico completo do paciente é fundamental para identificar possíveis conexões são cruciais para um diagnóstico eficaz.
Exames mais solicitados
Alguns dos exames mais pedidos para o diagnóstico e tratamento são:
Endoscopia e imagens
Exames endoscópicos e de imagem, como a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia, são ferramentas essenciais para avaliar a condição do trato gastrointestinal.
Testes sanguíneos específicos, como exames de função hepática, podem ajudar no diagnóstico. Biópsias da pele ou do intestino também podem ser realizadas para uma avaliação mais detalhada.
Tratamentos
O tratamento das manifestações cutâneas geralmente envolve o gerenciamento da condição gastrointestinal subjacente. Controlar a doença primária muitas vezes resulta na melhora dos sintomas cutâneos.
Dependendo da gravidade das manifestações cutâneas, medicamentos específicos, como corticosteroides tópicos, imunossupressores ou terapias direcionadas, podem ser prescritos.
As manifestações cutâneas de doenças gastrointestinais são um reflexo da complexidade das interações entre diferentes sistemas do corpo.
A conscientização sobre as possíveis ligações entre problemas gastrointestinais e manifestações cutâneas é fundamental para uma detecção precoce e intervenção.
Se você observa mudanças na pele associadas a desconfortos gastrointestinais, busque uma avaliação médica.
O diagnóstico preciso e o tratamento eficaz requerem uma abordagem integrada, envolvendo profissionais de saúde de diferentes especialidades.
E para isso, é claro que você pode contar com os profissionais da ProctoGastro Clínica. Entre em contato e agende agora mesmo a sua consulta conosco!