Fale conosco por WhatsApp

Colonoscopia sem receios: entenda tudo sobre o exame

Com certeza, em algum momento, você já ouviu falar sobre um exame chamado colonoscopia.

Por se tratar de um procedimento que envolve partes íntimas do nosso corpo, ele pode causar uma certa apreensão em muitas pessoas.

Mas hoje, a ProctoGastroClínica está aqui para te explicar tudo sobre a colonoscopia, para que você possa fazê-la sem receio algum. Confira o nosso artigo na íntegra.

O que é colonoscopia?

A colonoscopia é um exame que possibilita ao gastro ou coloproctologista observar e captar imagens em tempo real de como está o interior das paredes do intestino grosso e o final do intestino delgado.

Este procedimento tem o objetivo de identificar e investigar – com o auxílio de um aparelho chamado colonoscópio, muito semelhante ao endoscópio – a presença de alterações intestinais que indiquem alguma enfermidade ou inflamações, por exemplo. 

Para que serve a colonoscopia

Como citado anteriormente, a colonoscopia é comumente realizada para identificar, investigar e avaliar:

– A presença de pólipos, pequenas verrugas que se formam nas paredes do intestino, ou sinais que indicam a ocorrência de câncer no cólon;

– As causas de sangramento nas fezes, diarreias persistentes e qualquer outro tipo de alteração intestinal de origem desconhecida;

– Doenças como diverticulose, tuberculose intestinal, retocolite ulcerativa ou doença de Crohn;

– Alterações e inflamações intestinais;

– Causas de anemia de origem desconhecida;

– Alterações ocorridas em outros exames;

– Pesquisa de sangue oculto nas fezes;

– Imagens duvidosas no enema opaco;

– Biópsias e retirada de pequenos tumores.

Vale lembrar que a colonoscopia pode ser usada como um método terapêutico, pois também permite cauterizar vasos sanguíneos que podem estar sangrando ou uma descompressão de volvo intestinal. 

Como a colonoscopia é feita?

Para que não haja qualquer desconforto, o procedimento é realizado sob sedação e acompanhado o tempo todo pelo médico anestesiologista. 

O paciente é deitado de lado e, em seguida, introduz-se através do ânus o colonoscópio, um tubo flexível que possui uma câmera acoplada em sua extremidade, permitindo a visualização do interior do intestino.

Ao longo do exame, pequenas quantidades de ar são injetadas no interior do intestino para melhorar a visualização das paredes intestinais.

Este procedimento é indolor e dura aproximadamente 30 minutos. Após sua realização, o paciente permanece em observação por mais um tempo no Centro de Recuperação da clínica, até que os efeitos da sedação passem e ele possa retornar para sua casa em segurança.

É importante lembrar que é obrigatória a presença de um acompanhante maior de idade durante todo o período do procedimento e recuperação. O acompanhante também ficará responsável pela condução do paciente em seu retorno para casa, sendo terminantemente proibido dirigir ou operar máquinas após a realização do exame.

Preparação para o exame de colonoscopia

Assim como todo e qualquer exame, a colonoscopia também exige toda uma preparação específica, que começa 2 dias antes do dia do procedimento.

Nas 48 horas antecedentes ao exame de colonoscopia, o paciente precisa realizar uma verdadeira faxina intestinal. É necessário seguir uma dieta leve e ingerir remédios com efeito laxante. 

24 horas antes do procedimento, as refeições tornam-se ainda mais restritas, não podendo ingerir alimentos gordurosos e proteínas animais. É primordial seguir as orientações detalhadas de preparo enviadas pela Clínica.

O paciente também deverá consumir bastante líquido, de preferência água, para evitar ficar desidratado.

Nos casos em que o paciente faz uso de alguma medicação contínua ou de medicações como AAS, anticoagulantes ou insulina, também existem orientações específicas.

Sinais que indicam que este exame é recomendado

É de extrema importância estar atento aos sinais que nosso corpo emite e que indicam que devemos recorrer a um médico especialista para a investigação minuciosa do caso. 

Sintomas como:

– Dores abdominais;

– Estufamento;

– Desconforto;

– Sangramento nas fezes;

– Perda de peso sem motivos aparentes.

Em casos onde há um histórico familiar de doenças, inflamações ou qualquer tipo de alteração intestinal, deve-se realizar acompanhamento médico preventivo mais cedo. O ideal é que o exame seja realizado dez anos antes da idade do caso de índice familiar.

E mesmo sem a presença de qualquer sintoma ou histórico familiar de doenças, a colonoscopia deve ser realizada de maneira preventiva, por toda pessoa, a partir dos 45 anos de idade.

Isso porque é através desse exame que podem ser rastreados os pólipos intestinais, formações normalmente benignas e bastante comuns a partir dos 45 anos de idade, mas que precisam ser retiradas para prevenir uma possível evolução para um câncer colorretal.

Por isso é fundamental esclarecer e conscientizar sobre a importância da colonoscopia: um exame seguro, indolor e que pode salvar vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *